Você sabe a diferença entre um resfriado e gripe?
Entenda mais e saiba quando procurar ajuda profissional
A maioria das pessoas confundem resfriado e gripe, ou costumam tratar os dois de forma semelhante, mas não é bem assim, pois cada um tem causas e sintomas diferentes.

Resfriado
Suas causas são por vírus, principalmente o rinovírus, cujo contágio é através das gotículas de saliva ou em superfícies contaminadas, os sintomas aparecem entre 1 a 3 dias e são:
- Coriza nasal clara
- Espirros frequentes
- Dor de garganta leve
- Congestão nasal
- Mal-estar discreto
O tratamento para resfriado costuma ser, repouso, hidratação, descongestionante, lavagem nasal em alguns casos o uso de analgésico receitado pelo pneumologista.
Gripe ou Influenza
A gripe é transmitida pelo vírus influenza tipo A, B ou C, já a transmissão é mais agressiva através das vias aéreas.
Os sintomas da gripe são diferentes do resfriado, onde o paciente apresenta em seu quadro:
- Febre alta (acima de 38°C)
- Dores musculares intensas
- Dor de cabeça forte
- Tosse seca
- Fadiga extrema
- Sintomas súbitos (aparecem em horas)
O tratamento para gripe consiste no uso de antivirais, repouso absoluto, hidratação e medicamentos para combater a febre e a dor.
Mas quando devo procurar um médico pneumologista?
Pessoas que têm doenças crônicas como bronquite ou histórico de doenças pulmonares, quando o catarro estiver amarelado ou num tom verde, sentir falta de ar, dor no tórax, em casos onde a febre não baixa com medicamentos e principalmente se os sintomas permanecerem por mais de 10 dias.
Não ignore os sintomas e os sinais que seu corpo transmite, procure já o Dr. Alex Karps Bortoloti, pneumologista de Araçatuba